Franco Corelli — andiamo a Lisbona! (2)

Franco Corelli, já o escrevi aqui, foi uma das vozes mais amadas pelo público do Teatro de São Carlos na segunda metade do século XX. Num anterior artigo deste blog já aqui foram referidas as suas visitas e também se sublinhou o quanto ele amou Lisboa.  Recordemos rapidamente as suas visitas ao nosso teatro: 1955 (Don José em Carmen); 1956 (Roméo em Roméo et Juliette, de Gounod); 1957 (Andrea Chénier e Gabriele Adorno em Simão Boccanegra); (André Khovansky em Kovantchina); 1959 (Calaf em Turandot e Manrico em ll Trovatore); 1967 (Andrea Chénier); 1973 (Cavaradossi em Tosca e Don José em Carmen).

É agora a vez de ouvirmos esse que foi um dos mais gloriosos timbres de tenor da história contar-nos essa experiência lisboeta numa conversa tida a 10 de março de 1998. A cidade de Lisboa deixou-lhe gratíssimas recordações, já o sabemos:

 Ir a Lisboa era como passar um mês de férias e isto é algo de muito belo para recordar! Algo de muito belo que eu e a minha mulher recordamos sempre. Ainda hoje dizemos um ao outro: Vamos a Lisboa passar uma semana! Ainda hoje temos esta ideia.

Desejei saber os pormenores e a razão desse tão intenso desejo de regressar a Lisboa.

Porque temos belas recordações. Queremos regressar a esta cidade porque ela nos deu imenso prazer e alegria – estar lá, regressar e ver o teatro e todos os locais onde estivemos tantos anos.

A terminar, Franco Corelli reiterou a felicidade e falou de um amigo português.

Só posso dizer isto: foi com imenso prazer que estivemos todos esses anos em Lisboa e queremos regressar. Foram anos muito belos e agradáveis. Temos recordações do director do teatro, do maestro… Lisboa é uma cidade que sempre recordamos; e depois temos um amigo que gostaríamos de rever. Chama-se Eurico Lisboa.

 

Ecco!, digo agora eu, na língua de Corelli.

A foto que vemos foi dada em São Carlos no ano da estreia do tenor no nosso teatro.

Franco Corelli

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *