CONCERTOS DE BRAHMS EM SÃO CARLOS

CONCERTOS DE BRAHMS EM SÃO CARLOS

A O.S.P. vai apresentar-se sob a direção de Joana Carneiro no dia 6 de outubro nas Caldas da Rainha interpretando os dois concertos para piano e orquestra de Johannes Brahms, obras fundamentais da literatura romântica. Solista será Simon Trpceski.

Recorde-se que estes concertos tiveram algumas importantes apresentações ao longo do século XX em São Carlos antes da formação da O.S.P. em 1993.

De sublinhar em primeiro lugar, absolutamente, a interpretação de Claudio Arrau, que se apresentou como solista dos dois concertos a 4 de julho de 1963 com a Orquestra Sinfónica Nacional sob a direção de Silva Pereira.

Para além de Arrau, grandes outros nomes do piano se apresentaram em São Carlos interpretando os concertos de Brahms. Assim, e em relação ao Concerto nº 1, releve-se que Gary Graffmann esteve ao lado do maestro Ferdinand Leitner a 19 de dezembro de 1959. Em dezembro de 1945 já a portuguesíssima Florinda Santos o tinha feito sob a direção de Pedro de Freitas Branco, e o não menos luso Sérgio Varela Cid também defendeu a obra em 1964, sob a direção de Frederico de Freitas.

O Concerto nº 2 teve a interpretação inolvidável de Wilhelm Backhaus, com Pedro de Freitas Branco, em maio de 1956. Em janeiro de 1944 Géza Anda, outra grande estrela, então a despontar, apresentou-se com Pedro de Freitas Branco. Este Concerto nº 2 contou ainda com as interpretações de Victor Schiöler (com Pedro de Freitas Branco) em dezembro de 1950, de Sequeira Costa (com Paul Kletzki) em junho de 1952 e de Rafel Orozco (com Frederico de Freitas) em novembro de 1975.

A esta galeria de intérpretes junta-se agora o pianista Simon Trpceski, nascido em 1979 na Macedónia, que tem recebido as mais admirativas apreciações pela suas gravações da integral dos Concertos de Rachmaninov e dos Concertos de Prokofiev.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *