Grace Patricia Kelly (n. Filadélfia, 12 de novembro de 1929), depois ter visto irrealizado o sonho de ser bailarina, tornou-se uma das mais conhecidas e belas actrizes do cinema norte-americano dos Anos 50, estrela em filmes como Mogambo , Dial M for Murder, Rear Window, To Catch a Thief ou High Society.
Após o seu casamento com Rainier III, Príncipe-Soberano do Mónaco, em 18 de abril de 1956, tomou como nome de casada Grace Patricia Grimaldi, tornou-se Princesa Consorte do Mónaco e passou a ser universalmente conhecida como Princesa Grace do Mónaco.
Com este duplo estatuto de estrela — cinematográfico e social — gozou, até à sua morte, ocorrida em Monte Carlo a 14 de Setembro de 1982 na sequência de um acidente de viação, de uma enorme popularidade planetária, sendo a sua presença imediata e intensamente noticiada em todas as partes do mundo.
Grace Grimaldi esteve em São Carlos — que lhe dedicou uma Récita de Gala! — na noite de 10 de abril de 1964, no auge da sua popularidade, um ano antes do nascimento do último dos seus três filhos — a Princesa Stéphanie.
Teve a sorte de poder ouvir Alfredo Kraus numa récita de L’elisir d’amore.