Compositores na Sala — Francis Poulenc

Compositores na Sala — Francis Poulenc

Seria insultuoso num espaço destes tentar explicar a importância da figura de Francis Poulenc (1899 —1963). Refira-se apenas — devoir oblige! — que no capítulo da ópera nos deixou três títulos: Les mamelles de Tirésias (1947); Dialogue des Carmelites (1957); La voix humaine (1959). A penúltima delas teve uma recente nova produção levada à cena no nosso teatro, assinada por Luís Miguel Cintra, que foi inclusivamente transmitida pela RTP, e anuncia-se na presente temporada uma série de apresentações de La voix humaine.

Importante será salientar que Poulenc foi também um pianista reconhecido e um acompanhador luxuoso. Foram particularmente importantes neste domínio as suas colaborações com cantores como o barítono Pierre Bernac ou o soprano Denise Duval. Com ambos efetuou importantes digressões nos E.U.A. e na Europa. Numa dessas digressões foi contemplado o nosso Teatro de São Carlos!

Assim, tivemos o privilégio de acolher Francis Poulenc e Pierre Bernac em quatro recitais efetuados a 9, 10, 11 e 12 de Janeiro de 1948, poucos dias depois de o compositor ter completado 49 anos.

Os dois primeiros programas foram totalmente dedicados à música francesa, com obras de Rameau, Duparc, Debussy, Fauré, e naturalmente, do próprio Poulenc. Os terceiro e quarto recitais, a 11 e 12 de janeiro, trouxeram obras de Dowland e de Schubert, ladeadas, compreensivelmente, por composições de Debussy, Poulenc e Ravel Os programas completos podem ser consultados na Categoria “1001 e mais noites” deste blogue.

Refira-se ainda que o compositor esteve presente quando a sua ópera Dialogue des Carmelites foi apresentada a 19 e 20 de abril de 1958. Nessa ocasião, Poulenc esteve presente apenas na qualidade de espetador convidado, não tendo atuado como intérprete.

Uma recordação: o programa de sala dessas récitas de Dialogue des Carmelites autografado por ele!

Francis Poulenc

Francis Poulenc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *