Felice Varesi (1813 –1889), barítono italiano nascido francês, iniciou a sua brilhante carreira em 1834 e terminou-a mais de 30 anos depois. Foi admirado pela inteligência, pela musicalidade e pelo talento dramático, bem como pela excepcional voz. Nascido no mesmo ano que Giuseppe Verdi, viria a estrear mundialmente várias óperas do compositor. Tendo vivido num tempo de transição, especializou-se, na primeira fase da sua carreira, nas obras do belcanto anterior a Verdi, ou seja, na produção de Donizetti.
Debutou em Varese em 1834 e depois deu-se a conhecer a Itália apresentando-se em Faenza, Florença, Modena, Roma, Perugia, Génova, antes de chegar ao Scala em 1841. De 1842 a 1847 foi estrela em Viena, mais concretamente no Kärntnertortheater e foi nesse palco que criou o papel de Antonio na ópera Linda di Chamounix de Donizetti. Em 1844 cantou o Don Carlo do Ernani em Pádua e este foi o seu primeiro desempenho verdiano. Mais tarde foi o Doge de I due Foscari. Na segunda metade dos Anos 40 a sua carreira torna-se histórica e incontornável, pois em 1847 é escolhido para ser o primeiro Macbeth e quatro anos mais tarde, em 1851, criou no La Fenice o Rigoletto. Esta assunção do bobo deve ter deixado boas recordações a Varesi pois a sua neta foi bapizada como … Gilda – Gilda Varesi! – que foi actriz e escritora teatral! Felice Varesi casou com o soprano Cecilia Boccabadatti Gazzudo e da filha de ambos, Elena (1844–1920), que também cantou de soprano, é que nasceu esta Gilda. O teatro La fenice de Veneza daria outra oportunidade a Varesi para se tornar imortal, pois foi aí que estreou também em 1853 o Giorgio Germont de La traviata – um papel de que não gostava!
Este cantor que tem um nome assegurado na história apresentou-se variadíssimas vezes em São Carlos nos anos 1840 e 1841, e por cá viveu empolgantes aventuras canoras e musicais. Pode seguir-se a lista de todas as suas apresentações no São Carlos na Categoria MIL E UMA E MAIS NOITES deste blogue. Em Lisboa não pôde apresentar-se como cantor verdiano, pois a obra do compositor em 1840/41 não era ainda significativa, mas atente-se que durante a sua permanência aqui Felice Varese foi D. João de Mascarenhas (na ópera L’Assedio di Diu de Manuel Inocêncio dos Santos) e representou até a solo a Farsa Musical Un terno al lotto, de Angelo Frondoni, em que desempenhou cinco papéis diferentes.