Se Verdi gostava ou não de dança é coisa que agora não interessa. Importante é o facto de o compositor ter escrito inspiradíssima música de bailado em algumas das suas mais amadas e divulgadas óperas – é, na verdade, incontornável a bem conhecida música de bailado da Cena Triunfal na Aïda, mas não deixemos de recordar as menos executadas páginas escritas para Otello, para Don Carlo – até para Il trovatore! – quando estes títulos eram apresentados em Paris.
Em La traviata, na segunda cena do segundo acto, entra em cena um grupo de burguesas mascaradas de espanholas. Elas dançam ao som da história do belo e valente Piquillo, toureiro andaluz, cantada pelo coro. As “espanholas” nesta produção de La traviata foram dançadas pelas meninas que aqui vemos. Foto captada no palco, antes do pano subir, no decorrer da estreia.
Elas são, da esquerda para a direita: Ana Moreno; Marta Almeida; Francisca Pinto; Catarina Casqueiro, Carlota Rodrigues e Michelle Luterbach.